BUILT TO SUIT
0 curtidas
Opção para quem deseja investir no mercado de locação comercial, o "Built to Suit" vem conquistando cada vez mais adeptos. Conhecida também como construção sob medida, a modalidade refere-se ao contrato de aluguel que é vinculado à construção ou a grandes reformas do imóvel a ser ocupado pelo inquilino.
Nela, o locador investe na obra - e na aquisição do terreno, quando necessário , que será realizada de acordo com as especificações e necessidades de operação do locatário. Em contrapartida, o inquilino se compromete a permanecer no imóvel durante um período que faça valer a pena o aporte realizado, o que torna a negociação vantajosa para ambos.
A modalidade ainda é considerada nova no ramo da locação imobiliária, especialistas acreditam que ela mantém o status de tendência e que esse é um mercado que ainda tem muito para crescer na cidade.
Os contratos costumam ser de cinco a dez anos, em média, com direito à renovação. O mesmo ocorre com a demanda pelo imóvel, que geralmente é apresentada pelo inquilino. Ele pode solicitar à uma imobiliária, que media a negociação, ou diretamente ao investidor.
"Normalmente, essa demanda vem de empresas sólidas e com boa saúde financeira, como bancos, redes de farmácia e de fast food, para a expansão da rede", explica Sergio Zimmermann, diretor executivo da Estruturar Expansão Imobiliária.
Quando a iniciativa da construção parte do proprietário da área/investidor, é fundamental que primeiro ele busque o inquilino para, então, construir o empreendimento, isso evita arrependimentos futuros no sentido de o imóvel não corresponder às necessidades dos ocupantes ou de ficar muito tempo "parado" à espera de um inquilino.
A eliminação da possibilidade de vacância - pelo menos no primeiro período contratual - e a garantia do retorno do investimento são os principais atrativos do "built to suit.
Plinio Toniolo Schmidt, investidor da modalidade, acrescenta outra vantagem ao sistema, que é o fato de o investidor já saber, no momento do fechamento do negócio, qual será sua taxa mensal de retorno. "é diferente de se construir o imóvel para depois sair atrás do locador sem saber o quanto irá conseguir na locação", resume. Tal taxa, segundo os especialistas, gira em torno de 0,7% ao mês sobre o capital investido.
Comentários