Dicas de mudança residencial: mudar-se pode ser fácil

Dicas de mudança residencial: mudar-se pode ser fácil

0 curtidas

Está pensando em se mudar? Ou melhor, precisa começar a arrumar as coisas porque o dia da mudança está próximo? Então, que tal dar uma olhada nas dicas de mudança que separamos para facilitar o seu trabalho?  Afinal de contas, mudar de residência requer muito trabalho. Além disso, as emoções são uma mistura de tristeza, alegria e estresse. Principalmente, se você não está contando com a ajuda de nenhuma empresa especializada em mudança residencial.  Se esse é o seu caso, não há motivos para se preocupar. A Jamaica Imóveis vai te ajudar, pois mudança pode e deve ser uma tarefa fácil. Sem sufoco e sem estresse. Dito isso, vamos às dicas de mudança!  

Planeje com antecedência 

O brasileiro tem o péssimo hábito de deixar tudo para cima da hora. Por isso, não poderíamos fazer um post falando de dicas de mudança e deixar de fora a importância do planejamento. Todo e qualquer projeto precisa ser planejado para que dê certo e sua mudança não é uma exceção para essa regra.   Quem dera fosse!   Para que todas as etapas da sua mudança saiam conforme planejado, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Você pode usar alguns aplicativos como Trello, Notion e vários outros para criar sua checklist de uma forma rápida e simples. Criar uma checklist das atividades te motiva a começar a agir e não deixar tudo para o dia D.  Mudar de casa não é só sair de um endereço para o outro. Pensando nisso, detalhes que devem estar incluso na sua lista são: 
  • Cancelamento e mudança da internet; 
  • Mudança da correspondência; 
  • Desligamento e ligamento de energia; 
  • Desligamento e ligamento de água; e 
  • Fornecimento de gás. 
Todos esses detalhes devem ser providenciados antes de se mudar para a outra casa de fato. Dessa maneira, você irá garantir que não existem pendências em seu nome na casa anterior. Também garantirá que ao chegar lá terá água, energia, internet e gás à sua disposição. Com suas necessidades básicas supridas, seu foco será a organização da casa nova.    

Escolha bem a transportadora 

Vai se mudar para outra cidade, estado ou para um endereço em que seu carro próprio e/ou o de um amigo não darão conta? Talvez você precise de uma transportadora. Mas seja bem cuidadoso ao escolher a transportadora que irá lhe ajudar na locomoção dos seus pertences mais pesados. A má escolha poderá acarretar em gastos elevados ou no descuido dos seus pertences até o novo endereço.  Pesquise bastante, peça dicas a pessoas conhecidas que já se mudaram e escolha a melhor opção que estiver ao seu alcance. Além disso, não confie 100% em apenas uma opção. Se possível, tenha uma carta na manga para que o transporte dos seus móveis não se torne seu maior pesadelo.   

Tire foto das conexões dos fios da TV e dos outros aparelhos 

Essa dica de mudança irá te livrar de muito estresse. Como essa é uma atividade que raramente fazemos, não dá para lembrar do lugar certo de cada fio. Ademais, nem todo marido é eletricista como as mulheres esperam que sejam. Sendo assim, para facilitar a reconexão desses aparelhos depois, tire uma foto da parte traseira desses aparelhos (ou do local onde os cabos e fios ficam ligados).   

Seja minimalista: Leve somente o que necessário 

Você entende que logo precisará começar a empacotar seus pertences, mas ver aquela enorme quantidade de objetos distribuídos pela casa te desanima a começar? Uma das melhores e mais importantes dicas de mudança que podemos te dar é esta: seja minimalista. Você já deve ter ouvido o termo minimalismo por aí, mas sem se aprofundar nesse assunto, ser minimalista na hora da mudança é embalar e levar com você somente aquilo que tem certeza que irá usar.  Sabe aquele ditado “quem não guarda o que não precisa, não tem o que precisa”? Ele tem várias versões por todo o Brasil, mas independentemente de qual versão você ouviu, claramente, esse ditado foi criado por um acumulador de peças desnecessárias. E o motivo para termos certeza disso é que não faz sentido ter em sua casa coisas que não usa.   Mas como saber o que precisa, de fato?  Considere o período de 1 ano e meio. Nesse tempo passaram todas as estações do ano, ficou frio, depois ficou calor, só que você não precisou de determinado objeto. Então, que tal desapegar? Essa reflexão pode ser usada para se desfazer de peças de roupa que não usa mais, calçados, vasilhas sem tampa ou quebradas, móveis em péssimo estado de conservação, etc.   Por outro lado, vale a pena considerar o tipo de emoção que certos objetos despertam em você. Está guardando recordações de pessoas que saíram da sua vida e não deseja lembrar? Aproveite a ocasião da mudança e livre-se deles. Casa nova, vida nova  

Visite a casa nova e veja quais móveis irão caber 

Geralmente, quando nos mudamos vamos para uma casa de tamanho diferente. É praticamente impossível se mudar para uma casa exatamente igual à que você mora atualmente.   Portanto, visite a casa nova e analise se todos os seus móveis irão caber lá. Principalmente se a casa for menor. Imagina só levar seus móveis e, quando chegar lá, descobrir que nem todos cabem?   Pense também em como esses móveis e objetos grandes e pesados irão ser levados para dentro da outra casa. Vai ser pela escada, vai ser pelo elevador? A porta da casa é grande o suficiente para passar esses móveis? Seus móveis podem ser desmontados?  Cada detalhe importa para que tudo saia como esperado.   

Empacote por cômodo 

Depois de estar ciente do que vai levar ou não, já pode começar a empacotar. Nessa etapa é comum que as pessoas percam muito tempo. Se você deseja otimizar o seu, uma ótima dica de mudança que costumamos dar aos nossos clientes é empacotar os pertences por cômodo, e não aleatoriamente.  Seguindo essa estratégia, você também poderá separar as caixas usadas colocando etiquetas. Na verdade, você pode escrever diretamente na caixa usando um marcador. O importante é anotar o que há dentro da caixa para que identifique facilmente a que cômodo os objetos daquela caixa pertencem. Por exemplo: cozinha (talheres e prataria).   Ademais, na hora de descarregar a mudança, já deixe as caixas de cada cômodo nos seus cômodos equivalentes. Assim, você não tumultua tudo na sala e não precisará empurrar essas caixas para os outros cômodos depois. Desse jeito, fica bem mais simples, concorda?   

Enumere as caixas por ordem de prioridade 

Além disso, lembre-se de etiquetar as caixas dos objetos quebráveis com o nome “frágil” e a prioridade que essa caixa tem de ser aberta.   Digamos que você usou um marcador vermelho para identificar as caixas da cozinha. Com esse mesmo marcador enumere as caixas em ordem crescente e assim, você saberá quais caixas abrem primeiro sem precisar abrir para conferir uma por uma. Aliás, você não faz ideia de quanto tempo essa simples dica de mudança irá economizar.  Produtos de higiene pessoal, pratos e comida são exemplos de coisas que podem estar nas caixas com maior prioridade. Afinal de contas, você precisará deles assim que chegar na casa nova.   

Tome cuidado com o peso das caixas 

Não importa se a mudança será feita apenas por você ou família e amigos irão ajudar. De qualquer forma, sempre coloque em uma caixa a quantidade de peso que uma pessoa possa carregar sozinha.  Pensar nesse limite de peso irá facilitar e muito o carregamento e o descarregamento das caixas. Se for sozinho, não correrá o risco de ter dores nas costas. Tendo a ajuda de várias pessoas, se cada um carregar pelo menos uma caixa por vez, o descarregamento do carro será muito mais rápido do que duas pessoas medindo os passos com dificuldade para se locomover enquanto tentam levar a mesma caixa para dentro do seu novo lar, por exemplo.   Lembra das etiquetas? Elas serão úteis aqui também, pois as caixas que contêm etiquetas de frágil devem ir em cima das caixas mais pesadas. Sendo assim, você não corre o risco de quebrar nada no caminho.   

Use papel ou plástico bolha para embalar com segurança 

Separar as caixas frágeis das normais não vai adiantar de nada se dentro delas seus objetos forem colocados de qualquer jeito, não é? Portanto, recomendamos que use plástico bolha ou folhas de papel para separar essas peças frágeis uma das outras. Para quem quer economizar, o papel usado pode ser retirado de livros que já não usa mais.  Outra forma de economizar é não comprando caixas. Peça as caixas que estão em desuso do mercado mais próximo. Além de ajudar o mercado a se livrar das caixas, você também está ajudando o meio ambiente, já que está dando mais utilidade a caixas que seriam jogadas fora.   Depois de usadas, você pode procurar uma cooperativa de reciclagem e descarte de embalagem de mudança. Além de continuar ajudando o meio ambiente você coopera com o trabalho de muitas famílias que dependem disso.   

Separe o que vai precisar até o dia da mudança 

O dia da mudança está chegando, mas ainda não chegou. Então, isso significa que você precisa continuar vivendo a vida normalmente na casa atual. Trabalhando, comendo, vestindo suas roupas, etc. Para não ficar abrindo e fechando caixas, deixe as peças que irá precisar até o dia da mudança separadas.   Algumas dessas coisas são: 
  • Creme dental e escova de dentes; 
  • Produtos de beleza como perfume e hidratante; 
  • Carregador do celular; 
  • Extensão - para carregar consigo (você pode precisar). 
 

Confira a casa antes de se mudar 

Se nas dicas de mudança que você viu até agora ninguém te recomendou isso, precisamos fazer. Sabemos que a hora de carregar as caixas para o carro da mudança é uma correria e a ansiedade toma conta de qualquer um, mas não deixe suas emoções te impedirem de conferir a casa atual cômodo por cômodo. Certifique-se que nada de importância será deixado para traz.  Confira os móveis fixos da casa como, por exemplo, o armário de parede da cozinha, o armário do banheiro, o quintal, a varanda. Enfim, tenha certeza de que tudo o que precisa será levado. Dependendo da distância que seja a nova casa, voltar para buscar um objeto esquecido não será tão fácil assim.  Parece uma dica de mudança boba, mas sim, as pessoas esquecem objetos importantes em suas casas anteriores e nem sempre é possível voltar para buscar. Em alguns casos, precisam gastar um dinheiro que poderia ser usado de forma mais inteligente na nova casa.   

Comece pela cozinha 

Chegou na casa nova e não sabe por onde começar a desempacotar? Então, comece pela cozinha. Você vai precisar comer e utilizará os utensílios guardados. Por isso, comece por lá.   A seguir, organize o quarto ou os quartos. De barriga cheia e cama pronta para dormir, você poderá ir organizando os demais cômodos pouco a pouco. Sem estresse, sem neuras.  Seguindo as dicas de mudança apresentadas aqui, levará por volta de 4 dias para que tudo esteja em seu devido lugar. Você tem filhos e sabe que eles vão precisar de lanches, brinquedos, roupas e outros objetos em específico durante esses 4 dias de organização? Então, separe todas essas coisas em uma bolsa ou mala que possa ser facilmente carregada com você ou outra pessoa responsável em sua família. Ela também deve estar devidamente etiquetada. Assim, quando eles precisarem, você não terá de parar o que está fazendo a cada 5 minutos para ir ajudar seus filhos a procurarem lanches ou brinquedos favoritos.  Enfim, gostou das nossas dicas de mudança? Então mande-nos uma mensagem comentando qual dessas dicas irá usar para sua próxima mudança ser bem mais tranquila. Já adianto que todas elas podem fazer uma grande diferença na sua experiência.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar