Você sabe o que é a Taxa Selic?
0 curtidas
Conheça mais sobre o “termômetro” dos bancos que age no valor dos financiamentos, empréstimos ou aluguéis.
A Selic é uma ferramenta de controle financeiro. Quando a taxa Selic é diminuída, os juros baixam e isso geralmente aquece a economia, favorecendo a compra no longo prazo através de empréstimos e financiamentos. Também interfere indiretamente nos cálculos de aluguéis.
Quando a Selic aumenta, as taxas de juros sobem, o que impacta em parcelas maiores. Essa medida de aumento é geralmente utilizada pelo Banco Central para frear a inflação.
Para explicar melhor, precisamos entender um conceito simples de mercado: quando há muita oferta, o valor tende a abaixar.
Trazendo para o mercado financeiro, quanto mais dinheiro em circulação, menor fica seu valor de compra frente aos produtos, caracterizando um processo inflacionário. O mesmo acontece quando há pouco dinheiro circulando, aumentando o poder de compra, visto que os produtos tendem a abaixar os preços para girar o mercado.
Na prática, a Selic acaba atuando como um termômetro ou bússola para o mercado financeiro e isso tem suas vantagens, seja para proprietários de imóveis, como para inquilinos. Apenas dos valores afetarem diretamente o mercado financeiro, o inquilino sabe que o valor cobrado por um determinado aluguel está seguindo um fluxo de mercado.
Certo, mas e o momento atual?
Para os proprietários, o momento atual de aumento da taxa é propício para capitalizar seu imóvel, visto que houve um investimento inicial para a aquisição do bem. Por outro lado, em momentos de queda da Selic, é bom pensar na possibilidade de novas aquisições, aumentando seu portfólio de investimento em bens duráveis que podem se transformar numa máquina geradora de renda no médio prazo.
Ficou com alguma dúvida sobre qual o momento ideal para investir em imóveis?
Fale com um de nossos representantes e fique por dentro do cenário econômico para não perder nenhuma oportunidade.
Fale com nossos representantesComentários