Universitários fazem mercado de aluguel de imóveis crescer
0 curtidas
A única exigência deles para alugar um imóvel é morar próximo à universidade. - Universitários
Quem for dono de um imóvel próximo a qualquer universidade tem na locação da propriedade um caminho interessante para aumentar a sua renda fixa. As chances do imóvel ficar vazio sem ofertas são quase nulas.
Isso porque a migração de jovens para estudar em universidades é constante no Brasil. E não são só as capitais que estão no radar dos estudantes. Cidades universitárias no interior, como São Carlos e Campinas, também estão na mira dos jovens. Os processos seletivos da USP e da UNICAMP costumam aprovar centenas de alunos de outros estados.
E aqui está uma das vantagens em alugar o seu imóvel para esse público. Como os jovens universitários vêm sozinhos e são de outras regiões, eles desconhecem a nova cidade. Aí, a única exigência deles para alugar um imóvel é morar próximo à universidade.
Outro ponto positivo em atender a esse perfil é que os contratos costumam coincidir com a duração dos cursos, que é, em média, de quatro anos. Isso significa uma renda garantida a longo prazo.
Agora, chegou a hora de falar dos limites que o contrato de locação precisa apresentar. Geralmente, os universitários dividem a mesma residência para diminuir as despesas mensais. Antes de você fechar o negócio, é preciso estabelecer um número máximo de locatários para preservar os cuidados da propriedade. Aproveite para deixar claro que os inquilinos ficam responsáveis pelo pagamento de eventuais multas.
Não se esqueça, também, de fazer vistoria das condições do imóvel no início do contrato e em todas as renovações. Por fim, quanto à questão de inadimplência, o melhor caminho é buscar um bom seguro-fiança.
Donos de animais de estimação
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2014), do IBGE, 45,3% dos domicílios no Brasil têm pelo menos um cão e 15,7% têm ao menos um gato. Em outras palavras, é bem provável que você atenda a muitos donos de animais de estimação.
Nesse caso, o primeiro passo é verificar se o condomínio aceita e já tem normas em relação aos animais de estimação. Se esse for o caso, basta alertar ao locatário que ele precisa respeitar a política local. Em seguida, tome as mesmas providências preventivas apresentadas no caso dos universitários para não ter que assumir reclamações e pagamentos de multas.
Lembre-se, também, que existe a possibilidade do inquilino só adquirir um animal de estimação após fechar o negócio. Portanto, antes de fechar qualquer contrato de locação, peça ao locatário que ele notifique o proprietário e a administradora quando adotar um.
Estabelecendo critérios e deixando bem claro algumas regras nos contratos, alugar um imóvel para esses perfis se torna um bom negócio.
Fonte: leardi
Comentários