SUSTENTABILIDADE : TELHADO VERDE

0 curtidas


O que já é realidade em diversas partes do mundo está ganhando força no Brasil. Ecotelhados e ecoparedes, verdadeiros jardins suspensos e verticais, colaboram com a preservação do meio ambiente e gera economia para os moradores

Um trabalho de paisagismo externo, só que feito de maneira que plantas possam vegetar em cima da casa ou nas paredes, leva o nome de ecotelhado ou ecoparede (telhado ou parede verde), termos utilizados porque a função dessa estrutura vai muito além de ser um jardim suspenso: é mais complexa e benéfica. Entre as vantagens está a diminuição da temperatura do ambiente interno, entre várias outras, provenientes do conceito de construção sustentável. Se o objetivo é tornar a construção mais eficiente, o ecotelhado se mostra um recurso interessante. Quando uma casa esquenta no verão, ultrapassando a temperatura de conforto, que segundo Feijó vai de 24 a 25graus Celsius—se considerado o clima no Paraná—pode ser preciso ligar o ar-condicionado. Na mesma situação, o ecotelhado ajudaria a manter o conforto térmico dentro do ambiente, reduzindo a temperatura interna em até 8 graus. "Eles tendem a fazer um isolamento melhor através da evaporação da vegetação.

QUANTO?
O custo unitário básico do ecotelhado ou jardim vertical (parede verde) é de R$ 1 mil a R$ 2 mil o metro quadrado. Vale fazer a conta, considerando a economia que podem gerar.

BELEZA
O paisagismo influencia no bem-estar dos moradores. Para o plantio, são indicadas plantas nativas, que estejam de acordo com a estrutura que a casa oferece.

FONTE :http://bit.ly/1kIvFxf

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar