Saiba mais sobre a valorização do seu Imóvel

Saiba mais sobre a valorização do seu Imóvel

0 curtidas

Entenda a valorização dos imóveis

Antes de mais nada, entender que a valorização de imóveis é o primeiro passo para quem busca um investimento no mercado imobiliário. Existem muitas informações equivocadas, geralmente criadas para confundir o consumidor ou simplesmente para darem vazão a um estoque de propriedades. Por essa razão, preparamos esse guia que aborda os critérios de valorização de um bem imobiliário.

O que é valorização? A valorização se dá por critérios que diferenciam o preço de determinado produto em comparação ao valor pago inicialmente. Não é nada aleatório e sim um conjunto de indicadores que determinam a possibilidade real de valorização. Por exemplo: se uma propriedade custou em 2012 o valor de R$ 340.000,00 e em 2022 o valor venal (valor de venda) da mesma propriedade é R$ 749.000,00, podemos afirmar que houve uma valorização de 220%.

Mas o que determinou esse preço?

Como em qualquer mercado existem alguns atributos que afetam diretamente o valor de um imóvel. Entre eles, podemos destacar:

Localização

No topo da lista de itens que agem na valorização de um imóvel está a localização. Quando citamos esse ponto, não necessariamente tem haver com a rua do imóvel, mas todo o bairro. A importância da localização diz se há projeções seguras para o desenvolvimento do bairro, com a chegada de novas empresas, centros comerciais e instituições de ensino, que apesar de estarem ligados à infraestrutura, acabam impactando toda a região. O mesmo vale para vias de acesso e investimentos no urbanismo do bairro.

Segurança

O fator segurança também é determinante na hora de se precificar um imóvel e medir a valorização. A base que direciona esse fator, está relacionado ao índice de assaltos, mortes e homicídios por bairro. São dados estatísticos que apontam um crescimento na segurança local e que acabam interagindo com o preço da região.

Infraestrutura

Padarias, farmácias, mercados e escolas são alguns dos fatores que afetam a valorização do imóvel. Mas há outros detalhes, como acessibilidade (transporte público, vias de acesso rápido, vias asfaltadas, etc), espaços recreativos e até mesmo a posição geográfica, uma vez que algumas regiões são alvos de empresas em expansão ou incorporadoras que buscam elevar o valor de uma região com inúmeros empreendimentos, o que é algo interessante a ser considerado na hora de mensurar o valor de um imóvel. Outro ponto muito importante é o próprio ecossistema da região, analisando o crescimento orgânico ao longo do tempo. Vale analisar dados do IBGE e verificar nos últimos 10 anos, o crescimento populacional e comercial.

Condições do imóvel

Uma vez que todos os fatores externos foram levantados, é hora de olhar para dentro, literalmente falando. Uma análise criteriosa do imóvel deve ser realizada, seja na aparência ou em nível estrutural. No nível de aparência, é analisada não apenas a pintura, mas os acabamentos, materiais que foram utilizados no acabamento, segurança do imóvel e o cuidado que se teve nos últimos tempos. Em apartamentos, o condomínio como um todo também influencia de forma significativa. Já o nível estrutural vai analisar questões como elétrica, hidráulica, estrutura dos telhados, infiltrações (se houver) e elementos que podem gerar um custo inicial com reformas ou reparos.

Esses fatores são cruciais para determinar o valor de um imóvel e requer muita atenção.

Temos um time especializado para te ajudar a avaliar seu imóvel seguindo o padrão do mercado.

Clique aqui e converse com nossos consultores

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar