Reformas e consertos em apartamento alugado

Reformas e consertos em apartamento alugado

0 curtidas

Fazer reformas e consertos em apartamento alugado é um dilema para muitos brasileiros, já que boa parte vive em apartamentos que não são seus. Alguns acham que a obrigação de reformar ou consertar fica para os donos; outros até querem arcar com os custos, mas não sabem o que é permitido. Sendo assim, decidimos falar um pouco desse assunto um tanto quanto polêmico. E assim, tirar algumas dúvidas e trazer ideias criativas para ajudar aqueles que querem transformar o espaço em que vivem, mas não sabem como. E se você está à procura de dicas de reformas e consertos em apartamento alugado, mas ainda não alugou um lugar porque está na dúvida do que irá precisar? Aqui temos uma lista da documentação necessária. Ou ainda, vai morar sozinho? Então, não se mude antes de ver essas dicas aqui. Dito isso, vamos falar de alguns pontos importantes antes de darmos as dicas. Está bem?

Vale a pena fazer reformas em um apartamento alugado?

Sabemos que umas das dúvidas mais persistentes quando falamos em reformas e consertos em apartamento alugado são: Já que não é meu, vale a pena reformar? É minha obrigação consertar? Para que não fique confuso, neste tópico iremos falar apenas sobre se vale a pena ou não reformar um apê alugado. E então, no próximo bloco falaremos sobre o que é ou não dever daquele que aluga casa, apartamento e afins. O apartamento que você mora não é seu. Entretanto, pense comigo: esse é o lugar onde você mora e, provavelmente, irá continuar morando por mais um bom tempo. Assim sendo, vale a pena viver em um lugar onde você não se sente bem? Vale a pena passar horas do seu dia em um espaço nada convidativo ou que não tem a ver com você? Não, não vale a pena! Isso porque, além de esteticamente desagradáveis, apartamentos bagunçados e mal organizados fazem mal à saúde física e mental. Mas como um apartamento pode influenciar em sua saúde? Se pensarmos na saúde mental, lugares desorganizados e em condições ruins diminuem a produtividade e aumentam as chances de depressão e ansiedade. Já pensando na saúde física, nem precisamos comentar os acidentes domésticos, não é?

Quais reparos são obrigação de quem mora na casa?

As reformas e consertos são benfeitorias. Elas se dividem em três grupos: necessárias, úteis e voluptuárias. Em resumo, as benfeitorias necessárias são aquelas que visam manter o imóvel em bom estado. As benfeitorias úteis visam a melhora. Já as benfeitorias voluptuárias são aquelas que têm a ver com a preferência de quem usa o imóvel. As benfeitorias necessárias são as únicas que, quando feitas pelo inquilino, devem ser compensadas pelo proprietário. As demais benfeitorias não são descontadas no aluguel. Por outro lado, podem ser levadas com você quando se mudar para outro lugar. Isto é, se não danificarem o imóvel. Se vai reformar além do que é obrigação sua, lembre-se de fazer aviso prévio ao proprietário antes de ir logo descontando do valor do aluguel. Até porque, não ter a permissão por escrito pode levar à quebra de contrato e despejo. Você também evitará discussões e outros tantos problemas com o dono do lugar. Sobretudo, é preciso observar o que diz o contrato, pois o que foi acordado nele também vale como guia. Além disso, você sabia que existe a Lei do Inquilinato? Se você vive em apartamento alugado e pretende continuar vivendo por mais alguns anos, recomendamos que dê uma olhada nessa lei e fique por dentro dos seus direitos e deveres. E agora que você está ciente disso, vamos falar das possíveis reformas e consertos para se fazer em apartamento alugado.

Dicas simples de reformas e consertos em apartamento alugado

Existem reformas simples e acessíveis que podem transformar completamente o seu apartamento. Além de poderem ser levadas com você para seu novo lar quando quiser se mudar outra vez.

Aposte em plantas

Em primeiro lugar, temos as plantas. Elas são lindas e trazem vida a qualquer lugar. Portanto, se está pensando em fazer reformas e consertos em apartamento alugado, as plantas podem te ajudar. E atenção! Não precisam ser plantas grandes e espaçosas. Plantas decorativas de pequeno porte como, por exemplo, suculentas já são suficientes para elevar a beleza do lugar. Outra forma de decorar com plantas sem ocupar muito espaço é pendurando os vasos. Para isso, dê preferência a plantas como samambaias, que derramam seus galhos e espalham vida pelos cômodos.

Cortinas, quadros e espelhos decorativos

Você já deve ter percebido que as dicas que estamos dando têm a ver com peças e objetos que podem ser retirados com facilidade do apartamento. Assim como, colocados com facilidade. Por isso, seguindo essa lógica de reformas e consertos em apartamento alugado, que tal pensar em colocar ou trocar as cortinas do seu apê? As cortinas têm o poder de trazer mais privacidade sem abrir mão da luminosidade. Não apenas isso. Elas podem ser usadas para esconder alguns defeitos na parede ou mesmo na janela. Indo do teto ao chão, elas também criam a ilusão de cômodo maior (e mais chique). Os quadros e espelhos, assim como as cortinas, elevam o look do lugar sem muito esforço. Só que diferente das cortinas, o leque de opções acaba sendo maior. Um tipo de quadro que está muito em alta é o quadro impresso em canvas com alta qualidade. Geralmente, são vistos em conjuntos, mas podem vir em unidade. Vai depender do seu espaço na parede. Já falando dos espelhos, também ficam ao seu critério. O mais importante é você curtir a decoração.

Móveis também podem trazer uma cara nova para seu apê alugado

Evite móveis planejados, já que podem servir para o apartamento atual e não para os próximos. Mas existe uma exceção nessa dica. Se os móveis planejados forem pequenos, flexíveis e puderem ser carregados com facilidade, não haverá problema.

Peças de “Lego gigante”

E que tal construir paredes, divisórias e até móveis com Lego? O nome original dessas peças de lego gigante próprias para construção é everblock. As peças são sustentáveis e de alta durabilidade. Então, dá para usá-las de várias formas sem se preocupar muito. Usando peças de lego você não irá fazer nenhuma mudança na construção do apartamento, ou seja, não precisa da permissão do dono. Dá para montar paredes e criar mais privacidade para seu studio, por exemplo. Não gostou da mudança? Então, basta desmontar os everblocks e agrupá-los de outra forma. Recebeu visita e precisa de uma mesa maior? Os everblocks também estão ao seu dispor. Como eles vêm em várias cores (escolhidas por você, é claro), dá para seguir a paleta de cores que você tem em mente. Eles realmente são muito versáteis e podem ser seus melhores amigos na reforma do seu apartamento.

Dicas mais elaboradas de reformas e consertos em apartamento alugado

Digamos que você queira fazer mudanças mais radicais e que, ainda assim, possam ser reversíveis. Então, essas são algumas das dicas que temos para você.

Considere usar adesivos de parede

Pastilhas resinadas, papel de parede e revestimento adesivo são algumas opções para incluir em suas reformas e consertos se mora em apartamento alugado. Isso porque, basta aplicar cada um deles sobre a parede que a transformação está feita. Comparado com as dicas anteriores, esta exigirá mais de você, mas o esforço compensa, pois a satisfação é garantida. O revestimento adesivo é tão útil que dá para cobrir aquele azulejo velho e quebrado que o dono do apê não ajeitou antes de lhe alugar o espaço. Ou ainda, você mesmo quebrou, mas não quer pagar um pedreiro para consertar. Existem inúmeras cores, desenhos, formatos e padrões para reformar seu lar de forma simples e rápida. Veja algumas dicas para se inspirar no Pinterest.

Pinte a parede de forma criativa

Mudar a cor das paredes irá transformar a estética do lugar. Além de dar aquela sensação de casa nova. Se pretende fazer sozinho, terá de colocar a mão na obra. Logo, pode ser um pouco cansativo. Entretanto, você não precisa pintar todas as paredes. Pintando meia parede ou brincando com formas geométricas você terá resultados incríveis. Ou ainda, usando a tinta epóxi, por exemplo, você consegue pintar a cerâmica e trazer mais cor e personalidade. Com criatividade e disposição você terá um novo lar.

Piso click ou clicado

Você sabia que já é possível colocar um piso em cima do piso velho com alguns cliques? O piso click ou clicado tem peças macho e fêmea que se encaixam e cobrem todo o chão sem causar nenhum dano no piso abaixo. Isso é, há uma exceção para essa afirmação. Ele não é recomendado se o piso atual for de madeira, isso porque o piso click pode danificar a madeira. Apesar disso, a aplicação de um piso clicado vale muito a pena, uma vez que ele ajuda no isolamento acústico e térmico. Ademais, é de fácil limpeza e alta durabilidade. E como se não bastasse, ele também é resistente à água. O investimento pedirá um pouco mais do que um piso comum. Ainda assim, você poderá levar o piso clicado consigo para onde quiser. Basta retirar e colocar novamente na nova casa. Aliás, outra dica interessante é comprar mais peças do que precisa. Supondo que você se mude para um apartamento maior, não faltará peças para cobrir o chão. Enfim, o que achou das dicas? Se usar alguma delas, marque a Jamaica Imóveis e deixe a gente saber que te ajudou de alguma forma a transformar seu espaço.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar