Por onde começar? Temos dicas para você que deseja comprar seu imóvel
0 curtidas
O imóvel próprio sempre é um sonho distante, afinal contas exigem um investimento alto, porem este sonhado caminho ficou mais curto e menos sofrido. Isso graças aos créditos imobiliários e o longo prazo para pagamento.
Os passos até a realização do sonho
ANTES DE COMEÇAR
é a hora de comprar imóvel?
- Se você não tem nada planejado, dificilmente será o melhor momento.
- Por exemplo, aconselha-se criar uma reserva (entre seis e 12 meses de salário) para esse tipo de aquisição.
- Imprevistos como doença, queda de renda ou desemprego deve ser levada em conta.
- Se você já planeja a aquisição e vem se ajustando financeiramente, agora pode ser a chance de um bom negócio. Do contrário, o sonho pode virar pesadelo, até com a perda do imóvel, a chamada retomada por parte da instituição financeira.
- Reúna a família e converse sobre o tema. Um ponto a ser levado em conta é o custo de vida da região onde se deseja morar, que pode ser mais alto do que o atual.
- Se for o caso, analise o valor do aluguel que está pagando. Se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.
PARA BATER O MARTELO
Responda algumas perguntas:
1) Quanto posso pagar de prestação sem comprometer a minha renda?
2) Quanto posso dar de entrada (a maior possível) para amenizar essa mensalidade?
3) Possuo alguma reserva financeira para despesas extras?
4) Do que estou disposto (e posso) abrir mão durante esse período de financiamento?
- Quem responder bem essas perguntas pode estar perto de fechar um bom negócio, com menos risco de dor de cabeça no futuro.
- Lembre-se de que o financiamento de um imóvel é considerado uma dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida, uma prioridade frente às demais despesas.
- Tenha sempre uma reserva estratégica, para que em uma eventualidade não deixe de honrar este importante compromisso.
NÃO CABE NO BOLSO, UM PASSO ATRáS.
- é preciso um diagnóstico completo da renda familiar.
- Para isso, durante um mês, anote todas as despesas da casa, da conta de luz ao pãozinho do café da manhã.
- Com esses números na mão, haverá condição de avaliar:
- Quanto tempo para adequar a renda a uma prestação de imóvel?
- Quais despesas podem e estão dispostos a cortar?
- Quanto tempo preciso para conseguir fazer uma reserva para outros gastos, taxas do banco e impostos?
- Se iniciado do zero, esse processo leva, pelo menos, um ano.
- Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria, é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas, que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro;
- Não se esqueça de que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.
AS OPÇõES
CONSóRCIO
Pagar à vista um imóvel é realidade de uma minoria. Para quem não tem urgência e tem disponibilidade de uma verba mensal, uma opção é o consórcio. Neste caso, foge-se dos juros e, se tiver sorte, pode ser sorteado e ganhar a casa rapidamente. Também se pode economizar para dar um lance. Ideal para quem tem onde morar e não está com pressa de se mudar.
FINANCIAMENTO
O financiamento também é uma opção de compra interessante. Mas ao comprar uma casa financiada, é preciso saber que se estará firmando um compromisso que deverá ser honrado mensalmente. Além disso, é importante lembrar que existem os juros. Somados ao longo do contrato, pode significar o pagamento de um valor equivalente a duas ou três casas.
ALUGUEL
Não é pecado morar de aluguel. Pode ser a melhor opção por estar perto do trabalho, por exemplo, entre outras comodidades. Mas se o valor for igual ao da parcela de um financiamento, reflita. Seria melhor investir esse valor na prestação de algo que será seu.
ATENÇÃO NOS IMóVEIS
Novos ou em construção
- Nunca feche negócio sem conhecer a localização do novo imóvel.
- Cobre da construtora o memorial descritivo do imóvel. Nele, estão os detalhes do apartamento e do condomínio como áreas oferecidas e materiais usados.
- Confira também o histórico da construtora. Entrega no prazo? Há queixas nos órgãos de defesa do consumidor?
Usados
- Visitação obrigatória antes de fechar o negócio. Observe o estado geral, as paredes, o reboco, a condição da pintura, os azulejos na cozinha e no banheiro e os registros hidráulicos.
- Confira a situação do condomínio. Pagamento está em dia? Há dívidas? Há muita inadimplência? Haverá chamada extra em um futuro próximo?
- Confira os seguintes documentos do imóvel usado: matrícula atualizada no Registro de Imóveis, certidão negativa de dívida de condomínio e certidão negativa de IPTU.
Fonte:gauchazh.clicrbs.com.br
Comentários