Outubro Rosa saiba como prevenir o câncer
0 curtidas
Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama e o principal alerta é pra importância dos exames preventivos. No Brasil, são registrados 50 mil casos novos todos os anos.
SINAIS E SINTOMAS
é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
· Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
· Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
· Alterações no bico do peito (mamilo);
· Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
· Saída espontânea de líquido dos mamilos.
DETECÇÃO PRECOCE
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas e a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.
Superar o câncer é determinação, é lutar, é assumir a autoimagem, é vencer os preconceitos como pessoa exatamente igual a qualquer um, questões de pensamentos, valores e aceitação, mudança de vida e, principalmente, querer viver.
Comentários