O que é a Taxa Selic e como ela influencia o financiamento de imóveis?
0 curtidas
O aumento ou diminuição das vendas no mercado imobiliário varia de acordo com o comportamento da alíquota da Taxa Selic. Por isso é importante defini-la, para assim destacar o quão importante ela é para o financiamento de um imóvel.
A Taxa Selic, também conhecida como taxa básica de juros, é referência para toda a economia do país. é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Mas como essa variância é determinada?
Ao decorrer do dia muitas operações bancárias são realizadas no país. Ao final do dia, os bancos devem ter um valor mínimo em caixa. Esse valor é estipulado pelo Banco Central para controlar o volume de dinheiro em circulação e, consequentemente, a inflação.
Ou seja, quando a Taxa Selic sobe, os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos, e isso faz com que o consumo diminua. Porém quando a taxa selic diminui, os juros cobrados diminuem, facilitando os empréstimos e financiamentos, e assim o consumo é estimulado.
E o mercado imobiliário é influenciado diretamente com a taxa selic, afinal são compras de alto valor e por isso é muito sensível ao crédito.
Quando existe um aumento da Taxa Selic, os juros aumentam, ficando inviável a compra de um imóvel, diminuindo a procura e com isso desvalorizando o mercado.
Já quando a taxa selic diminui, os juros ficam menores, estimulando a compra do imóvel, aumentando a procura e consequentemente valorizando o mercado.
Um vez que os juros influenciam no valor final da propriedade adquirida, é preciso estar sempre atento.
A Taxa Selic atual, Outubro de 2019, é a mais baixa dos últimos anos, estando em 5,5%. Ou seja, é uma boa hora pra começar a busca pelo seu imóvel.
Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo!
Comentários