Lugares que você precisa conhecer em Curitiba

Lugares que você precisa conhecer em Curitiba

0 curtidas

Vive em Curitiba, está pensando em se mudar para lá ou quer apenas “turistar”? Então, acreditamos que existem alguns lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Vamos embarcar nessa viagem?

Jardim botânico

imagem completa do jardim botânico de Curitiba (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) Primeiramente, sentimos a obrigação de começar pelo Jardim Botânico, que é o principal ponto turístico em Curitiba. Inclusive, pode vê-lo na foto que escolhemos para este post. Localizado bem próximo à região central, o jardim botânico de Curitiba foi criado inspirado em um jardim francês. Antes de chegar à estufa, você verá um jardim aberto colorido e em formas geométricas. Além disso, você também poderá ver chafarizes e a escultura chamada de Amor Materno. A estufa abriga diversas plantas botânicas e, segundo a Prefeitura Municipal de Curitiba, o número de plantas está aumentando. Isso porque novas mudas foram doadas e plantadas recentemente. Apesar de não haver restrições de entrada, lembre-se de respeitar as regras de manutenção do local. Pise somente no caminho de pedras criado justamente para que os turistas caminhem. Não pise no gramado ou em nenhuma outra parte em que há plantas. Dessa forma, você garante que o Jardim Botânico estará sempre bem cuidado para que todos possam usufruir da sua beleza. Além das plantas, há também uma plataforma de metal – o mesmo material da estufa – que pode ser acessada pelas escadas. Lá de cima você consegue observar com mais clareza todo o jardim. E não para por aí. Além de conhecer a estufa dá para passear pelo parque ao redor para ver o lago e caminhar calmamente pelo lugar. É um espaço bastante relaxante, então, você pode ir até para espairecer a mente. Ou somente para apreciar a vista. E que vista!

Passeio Público

vista de cima da entrada do passeio público, um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) O Passeio Público, ao contrário do que muitos podem pensar, é um parque de Curitiba. A propósito, o mais antigo parque da cidade. Logo aos primeiros passos, a entrada do parque chama bastante atenção, pois tem um design diferente. Isso se dá porque foi inspirado no Cemitério de Cães de Paris. Que interessante, não é? Em 2019 o parque passou por uma revitalização. Foram reformados espaços antigos e criados novos espaços. As águas das fontes abrigam peixes, como por exemplo, a carpa. Inclusive, é costume dos peixes ganharem migalhas de pães, então, se eles começarem a segui-lo pela água, não ache estranho. Eles só querem um “petisco”. Os peixes não são os únicos animais que verá por lá. Já que o parque já foi um zoológico, ainda são mantidas aves que não podem voltar ao seu habitat natural, pois foram resgatas do tráfico de animais com sequelas irreparáveis. Apesar do lado triste, seus olhos podem apreciar as cores de pavões, coleirinhos, cardeais, araras e muitos outros pássaros. Em dias da semana algumas bandas locais tocam no mini palco do parque. Então, você pode ser surpreendido se decidir ir até lá durante a semana. Aos sábados, você também pode ver uma feira de produtos orgânicos e assim, se quiser, comprar algumas frutas para saborear ou apenas contribuir para os pequenos comerciantes do local. Sobretudo, o Passeio Público é um parque para caminhar e relaxar ao som da natureza, fugindo, de certa forma, do corre-corre da vida cotidiana.

Bosque Alemão

foto de cima do Bosque Alemão com vista do mirante e da casa das bruxas (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) Já pensou em fazer trilha sem sair da cidade? Pois, no Bosque Alemão você consegue. E o melhor de tudo é que esse é um lugar para levar toda a família. Além disso, não precisa de nenhum equipamento para fazer o percurso. Vale lembrar que a trilha é calçada e tem bancos. Cansou ou precisa fazer uma paradinha, é só sentar e recobrar o fôlego. Enquanto aprecia a mata verde, é claro! A trilha conta a história original de João e Maria. A propósito, esse é o nome da trilha. Contudo, para fazer sentido, precisa começar do lado correto da trilha, que começa pela entrada na esquina da Rua Nicolo Paganini e Rua Schubert. Ademais, a casa das bruxas, que também é uma biblioteca, é espaço para contos. Leve seus filhos e sobrinhos para navegarem nas histórias lá contadas. Eles irão amar. Se irá sozinho, não precisa se preocupar muito com a ordem em que a história será contada. Você pode seguir o caminho inverso e apreciar a vista do mirante no fim da trilha (que seria, na verdade, no começo dela). Por fim, a passarela do mirante leva a um lugar onde você pode fazer uma pequena refeição e revitalizar as suas energias.

Parque Tingui e Memorial ucraniano

igreja do memorial ucraniano (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) Localizado no parque Tingui, que também merece uma visita, vemos o memorial ucraniano. Assim como os parques que mencionamos, as pessoas gostam de usar a área aberta para fazer exercícios, andar de bicicleta e fazer caminhada. O parque Tingui, apesar de belo e proporcionar espaço verde para a população, é como se fosse um plano B da cidade. O rio ajuda a conter enchentes e assim, evitar alagamento. O principal atrativo do parque é o Memorial Ucraniano. A fama do lugar não vem por acaso, pois o espaço realmente é muito bonito. Lá você verá uma igreja, espaço para churrasco e até um museu. Além disso, você pode ir até a lojinha. Eles têm roupas e artesanatos típicos da Ucrânia. Assim como a paisagem que verá, as peças são muito coloridas e cheias de vida.

Museu Egípcio

estátuas agrupadas em fileira no museu egípcio de Curitiba (foto do arquivo do museu egípcio) Acha que para ver artefatos históricos do povo egípcio você tem que ir ao Egito? Não, mesmo! O museu egípcio em Curitiba pode te trazer essa experiência sem precisar ir para longe. Há tanto artefatos originais como, por exemplo, uma múmia, quanto réplicas. Mas se é original ou não, o museu egípcio ainda continua sendo um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Afinal de contas, a não ser que seja especialista no assunto, não conseguirá identificar se há detalhes diferentes das originais. As peças contêm detalhes contando fatos interessantes que você poderia gostar de saber. Então, vale a pena ir dar uma olhada com calma. Principalmente, se você ama história.

Museu do Olho (Museu Oscar Niemeyer)

pessoas caminhando pelo Museu do Olho (foto do arquivo do MON) O Museu do Olho é, originalmente, o Museu Oscar Niemeyer. Ele também é conhecido apenas por MON. O Museu do Olho é considerado um dos 20 museus mais lindos do Brasil e do mundo. Portanto, esse é um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Além das incríveis obras artísticas que se encontram dentro do museu, ele também tem um extenso gramado. As pessoas gostam de se sentar nesse espaço verdejante para conversar ou apenas aproveitar dias ensolarados.

Museu paranaense

pessoas observando exposições artísticas no museu paranaense (foto: Tárcilo Pereira) O MUPA, ou museu paranaense, tem mais de 500 mil peças com foco na antropologia, na arqueologia e na história. Em outras palavras, as peças são expostas com o objetivo de mostrar um pouco da história brasileira. O museu paranaense foi considerado por D. Pedro II um lugar com tudo muito bem arranjado e curioso. Isto é, nos anos 80. Você consegue imaginar o quanto evoluiu esse museu desde então?

Parque Barigui

capivaras pastando no gramado do parque barigui (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) O parque Barigui é uma reserva criada para proteger os animais e também para preservar a região central da cidade. Como também, melhorar a qualidade do ar na cidade com seus bosques. Há vários animais que moram lá. Inclusive, é comum que as pessoas tirem foto com capivaras, que são roedores muito mansos. O famoso jacaré de Barigui já não vive mais lá. Ainda assim, poderá ver a estátua que fizeram em sua homenagem. Há muito o que se fazer por lá. Portanto, vá com calma para um passeio. Quem sabe até fazer um churrasco em um dos quiosques do local? Além disso, aos fins de semana é possível fazer um passeio de helicóptero por sobre o parque.

Museu do automóvel

carro antigo em exposição no museu do automóvel (foto do arquivo do museu do automóvel) É apaixonado por automóveis? Então, esse é um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Fundado em 1976, o Museu do automóvel conta com o acervo de 150 veículos. O museu pode ser visitado no mesmo horário em que planejar ir ao parque Barigui, pois são realmente muito perto um do outro.

Parque Tanguá

mirante e cachoeira do parque tanguá (foto do arquivo da prefeitura municipal de Curitiba) Considerado por muitos um dos parques mais lindos de Curitiba, o parque Tanguá é divido em duas partes. Na parte de cima, há um canteiro de flores, um jardim estilo francês e um lago artificial no centro do parque. Além disso, há um mirante de onde se pode ver a natureza ao redor. Por outro lado, na parte baixa há uma bela cachoeira artificial. Falando assim, não fazemos jus ao quanto o Parque Tanguá é lindo. Por isso, encorajamos que veja pessoalmente o que estamos falando. Afinal de contas, esse é um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Muitos gostam de visitar o parque no pôr do sol, que além de ser um horário lindo para tirar foto – na golden hour –, você presenciará o mais lindo pôr do sol que alguém pode ver em Curitiba.

Passeio de Curitiba a Morretes e Beer Train

vagões de um trem passando por trilhos que vão de Curitiba a Morretes (foto do arquivo da Serra Verde Express) Já imaginou experimentar diferentes tipos de cerveja enquanto passeia de trem? Por mais que pareça algo um tanto diferente, isso é possível em Curitiba. A cervejaria separa alguns vagões do trem para quem deseja ter essa experiência. O destino de Curitiba a Morretes pode ser uma experiência bastante singular se você é amante de cerveja. Ou mesmo, quer experimentar algo novo. Por outro lado, se não bebe, a viagem ainda pode ser para você. Afinal de contas, assim como os vagões destinados ao Beer Train, há também vagões comuns para toda a família. Até mesmo seus pets. É possível reservar sua vaga em diferentes classes: econômica, turística, boutique e de luxo. Ademais, outra forma de ir até Morretes é indo de carro, seguindo pela Serra da Graciosa. Apesar de chegar ao mesmo local, as duas opções de viagem oferecem experiências muito diferentes e que valem igualmente a pena. A viagem de trem até Morretes dura 4 horas e, pelo caminho, você verá represa, cachoeira, detalhes rochosos cobertos do verde da mata e muito mais. A propósito, os melhores atrativos ficam do lado esquerdo. Entretanto, não se pode escolher o lado na hora da compra, já que a escolha é automática. Uma vez em Morretes, não saia sem provar o mais famoso prato da região: o barreado. Esse nome diferenciado vem do modo de preparação da receita, já que a carne bovina é preparada em uma panela de barro por 10 horas. O resultado é uma carne bem desfiada e super saborosa.

Mercado Municipal

É amante de café? Então, que tal aproveitar sua ida ou estadia em Curitiba para experimentar o café mais raro do Brasil? Mas atenção! Já que ele é raro, tem um preço bem acima de um café comum. O café Jacu Bird, como é chamado, pode ser experimentado no mercado municipal da cidade. E não é apenas isso, como um mercado municipal, há muito a ser visto e experimentado. Como, por exemplo, queijos diversos e grãos. Você realmente irá ver de tudo no mercado municipal de Curitiba. Até mesmo coisas que nunca viu em outras partes do Brasil.

Torre Panorâmica

torre panorâmica de Curitiba com visão para a cidade (foto: Michel Willian/SMCS ) A torre panorâmica é a única torre telefônica no Brasil que oferece uma vista panorâmica – ou seja, de 360 graus – para aqueles que querem apreciar a vista curitibana. Ela tem 110 metros de altura e, de fato, ao subir lá, você conseguirá ver a cidade em todos os seus lados. Entretanto, isso não é tudo. Isso porque eles também têm um painel onde contam a história de Curitiba e da telefonia. Vale a pena dar uma lida. Antigamente, era preciso agendar a visita, mas atualmente basta apenas ir até lá e esperar que permitam a entrada conforme o mirante comporta. Pode ser que demore um pouquinho para finalmente entrar, mas tenha certeza que a Torre Panorâmica é um dos lugares que você precisa conhecer em Curitiba. Além dos lugares imperdíveis que você precisa conhecer em Curitiba, acreditamos que existem outros tantos lugares que vale a pena visitar. Afinal de contas, são mais de 30 parques. Sem mencionar o zoológico municipal, os bosques e as diversas atratividades privadas que podem ser aproveitadas por toda a cidade.

Onde ficar hospedado em Curitiba para conhecer todos esses lugares?

É bem verdade que Curitiba tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes. Se está pensando em se mudar para Curitiba e, por isso, quer saber de antemão os lugares que pode conhecer, saiba que seu passeio será muito mais tranquilo se já tiver alugado previamente seu novo lar. Enfim, pensando na dificuldade que é encontrar um lugar para morar em uma cidade nova, a Jamaica Imóveis se oferece para cuidar disso para você. Clique aqui e conheça as casas e apartamentos disponível nos melhores bairros de Curitiba.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar