JARDIM DAS AMÉRICAS - HISTÓRIA E INFORMAÇÕES SOBRE O BAIRRO

0 curtidas

Texto de Pedro P. Forcadell
O nome do bairro é uma homenagem ao nosso continente. O bairro surgiu recentemente, mas apresenta um crescimento acelerado, o Jardim das Américas é um lugar que guarda algumas peculiaridades do tempo em que o desenvolvimento não havia chegado por definitivo na região. No início do século XX a vida era simples e pacata. As poucas casas eram feitas de troncos e tinham o chão batido. As terras do Jardim das Américas e dos bairros Uberaba e Guabirotuba eram quase que totalmente de propriedade de duas famílias: os Franco e os Oliveira.
A região por volta do ano 1948 era ainda completamente despovoada e integrava a fazenda do Coronel Evaristo Martim Franco, do qual Carlos e Evaristo, seus netos, tornaram-se herdeiros da área do Jardim das Américas, inclusive foi nesta época que deram início na construção do Antigo Hospital Sanatório São Carlos, vindo posteriormente a se chamar Hospital e Maternidade São Carlos, foi localizado na área territorial denominada de Guabirotuba, que ia da esquina da atual Av. Comendador Franco, pela Av. Francisco H. dos Santos, até a Rua Otávio Pereira dos Anjos, que era contíguo a este arrabalde de Curitiba. O acesso era feito pelo bairro Capanema (Jardim Botânico) até a Estrada Velha dos Tropeiros, "Estrada Velha do Matadouro", na qual transitavam as boiadas levadas pelos tropeiros para o Matadouro Municipal, no Prado Velho (hoje Uberaba, Av. Salgado Filho). A estrada era de barro, muito estreita e com muita curva. Quem traçou a primitiva estrada foram os próprios bois.
O registro do terreno - área rural - era estadual, bem como os impostos eram territoriais do Estado. Em relação a Curitiba, a situação era a leste da cidade. Toda a área do Jardim das Américas era constituída predominantemente de pastagens, nas quais se mantinha pequena criação de cavalos e de gado. Antes de existir o Hospital, empregados das fábricas de colchão de Dalio Zippin, vinham de carroça buscar capim. O coronel Evaristo Franco dava licença porque aquele capim era próprio para fabricação de colchões. Além das matas ciliares do Rio Iguaçu em Santa Bárbara, como era chamada a região próxima ao rio existia capões esparsos com pinheiros, cedros e outras árvores de porte, como se caracterizava predominantemente a paisagem de Curitiba do lado sul, leste e parte do noroeste (por exemplo: Bacacheri, Cajuru, São José dos Pinhais).

Saiba mais sobre a história do bairro: http://jardimdasamericascuritiba.blogspot.com.br/p/historia-e-informacoes-sobre-o-bairro.html

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar