Imposto retido em Fonte

0 curtidas

Quando deve ser feita a retenção de IR aos pagamentos de aluguel?

Quando o calendário novo se inicia com ele vêm as preocupações e providências para a entrega da declaração de Imposto de Renda. Os recebimentos provenientes de aluguéis de imóveis também devem constar na declaração anual, entenda um pouco mais sobre este assunto:

Empresas versus pessoas físicas
Quem recebe aluguel de imóvel locado para uma empresa têm o IR retido pela fonte pagadora. Isto é, a empresa paga para você o valor do aluguel, mas já desconta a parcela do IR, e é ela a responsável pelo recolhimento do tributo retido à Receita Federal. Nesse caso, se trata de rendimento e deve ser declarado como Rendimento Tributável recebido de Pessoa Jurídica, informando a parcela de IR já retida na fonte.

Agora, caso o inquilino seja uma pessoa física, você deverá recolher mensalmente o imposto sobre o valor recebido pelo aluguel, através do famoso carnê-leão, formulário para pagamento do imposto das pessoas físicas. Trata-se de um DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) recolhido sob o código 0190.

Já nos pagamentos a pessoas físicas a retenção e recolhimento são de responsabilidade da empresa locatária.

Para facilitar e não deixar para ultima hora, é aconselhável que mande os recebidos do recolhimento ao intermediador (imobiliária) no mês de Dezembro, os recolhimentos de todos os meses, para não deixar para ultima hora.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar