Ideias e atitudes para uma vida sustentável
0 curtidas
A separação do lixo reciclável em casa e o abandono do uso de sacolas plásticas descartáveis no supermercado são as primeiras, mas não as únicas medidas de consciência ecológica. Existem muitas iniciativas simples e de baixo custo na construção, na decoração e no paisagismo, que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Confira algumas ideias e atitudes para tornar sua vida mais sustentável:
1. Há um movimento pelo uso e reuso do que temos em casa ou do que é descartado por empresas ou outras pessoas. Com um novo olhar sobre os objetos, é possível descobrir outros. Basta uma pintura ou um tecido novo para as peças ganharem destaque na decoração.
2. Improvise. As caixas de frutas e legumes que são jogadas no lixo de entrepostos e supermercados, podem ser empilhadas e virara uma estante para guardar livros. Há anos na Europa, os paletes de madeira usados para o transporte de máquinas e eletrodomésticos, são aproveitados na produção de mobiliário e pisos. A ideia já tem vários adeptos no Brasil.
3.Reaproveite embalagens. Caixas de papelão, latas de chá e de leite em pó e vidros de geleia esvaziados podem ser muito úteis. No escritório, as latas pintadas ou revestidas servem de porta-lápis ou porta-treco. Os vidros viram vasinhos para decorar as mesas nas festas.
4. A ventilação cruzada nos ambientes evita o uso de aparelho de ar condicionado. Para obtê-la, é necessário ter janelas em paredes opostas, de preferência uma em frente à outra.
5. Quem mora em casa pode instalar um sistema de captação de água de chuva por calhas e tubulações para ser armazenada em caixa com tampa ou cisterna enterrada no terreno. Sem tratamento, o líquido é canalizado para as caixas de descargas no banheiro e para as torneiras da área externa usadas na irrigação do jardim.
6. Os aparelhos eletrônicos, como TV e carregadores de celulares, não devem ficar o tempo todo plugados nas tomadas, pois consomem energia mesmo quando não estão sendo usados.
7. Não precisa morar em casa para cultivar plantas, em apartamentos também é possível. Estudos mostram que áreas de 12 metros quadrados com plantas já influenciam no microclima: atraem pássaros, diminuem o calor em até 4°, melhoram a oxigenação do ar e reduzem a poluição sonora.
Comentários