Festas Juninas

0 curtidas

As festas juninas são muito tradicionais no Brasil, e embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos. Atualmente, em Campina Grande do Sul, na Paraíba, acontece o maior festejo do país.

As festas se iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio e encerram no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado ocorre nos dias 23 e 24, dia de São João.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

As tradições fazem parte das comemorações.

A decoração é feita com bandeirolas e balões

é muito comum a queima de fogueiras, sendo que esse costume tem origem na Europa, fazendo parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão.Há também os fogos de artifício e balões.

Existem algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira.

Uma parte muito animada das festas são as danças de quadrilha, onde vários casais dançam juntos vestidos a caráter. As moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados e os homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais.Essa dança que inicialmente acontecia na elite carioca na época do Brasil colônia, foi se popularizando e se agregou aos festejos populares.

Mas festa junina não é apenas dança, tem a parte das guloseimas.As comidas feitas de milho integram a tradição: pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho e outros. Além das receitas de milho, temos também arroz-doce, pé-de-moleque,quentão, pinhão, vinho quente.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar