Entenda um pouco mais sobre Outubro Rosa

0 curtidas

COMO COMEÇOU?

Em 1982, o Instituto Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, fundado por Nancy Brinker com o intuito de promover estudos e disseminar informações sobre o câncer deu início à campanha. Porém foi em 1983 que foram levantados fundos para as pesquisas, o instituto promoveu a primeira campanha que foi intitulada "Caminhada Pela Vida" e contou com a participação de 800 pessoas e marcou o início de uma ação que ganharia dimensões mundiais.

NO BRASIL, SURGIU QUANDO?

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa o Obelisco do Ibirapuera por um grupo de simpatizantes com a causa. A partir de 2008, as campanhas foram tomando forma e ficando cada vez mais frequentes diversas entidades apoiaram e se engajaram com o objetivo e passaram a iluminar seus locais, deixando clara a mensagem: é PRECISO SE PREVINIR.

Com o mesmo posicionamento Jamaica Imóveis vem salientar que todas as mulheres precisam se prevenir e realizar exames periódicos!!!

POR QUE A CONSCIENTIZAÇÃO é IMPORTANTE?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama representa 28% dos casos e é o segundo que mais prevalece entre as mulheres. Em uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2012, nos últimos 20 anos, as mortes de mulheres pelo câncer de mama houve um aumento de 16,7 %.

A realização de exames periódicos demonstra o quão importante é a prevenção, a doença normalmente pode ser detectada na rotina, quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal caminho para o diagnóstico da doença e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos idade.

Quando a descoberta acontece precocemente os índices de cura são significativos, giram em torno de 95%. O tratamento consiste em uma cirurgia para retirada do nódulo e a realização de radioterapia e quimioterapia.

A principal forma de prevenção é ter uma alimentação balanceada e saudável, rica em alimentos de origem vegetal e evitar embutidos e o excessivo consumo de carnes vermelhas. Realizar atividades físicas e ter hábitos saudáveis, não só auxilia na prevenção do câncer como melhora significativamente a vida de qualquer ser humano.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil)

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema único de Saúde, o SUS.

SINAIS E SINTOMAS

é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar