Entenda como funciona e conheça as vantagens do sistema de consórcio imobiliário

0 curtidas

O que é consórcio de imóveis?

O consórcio é um sistema de autofinanciamento que reúne um grupo de pessoas (físicas e/ou jurídicas) interessadas na compra de um bem. Os consorciados ou cotistas contribuem com uma parcela mensal, destinada à formação de uma poupança comum. Todos os participantes são contemplados para uso dessa poupança dentro do período pré-determinado, seguindo as regras previstas no contrato, que será utilizada para a compra do imóvel.

O que é carta de crédito?

é a denominação utilizada para identificar o crédito do consórcio. é o documento que autoriza a compra do bem pelo consorciado contemplado.

Como funciona o sorteio?

No sistema de consórcio, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber a carta de crédito, de acordo com a disponibilidade do caixa. A carta recebida corresponde ao valor do bem, independentemente do número de parcelas pagas. O sorteio serve apenas para definir a ordem de recebimento do crédito, já que todos os integrantes do grupo o receberão até o final do plano.

Como é a contemplação do crédito?

A contemplação do consorciado com sua carta de crédito é realizada de duas formas: por sorteio ou lance. E é realizada nas assembleias mensais dos grupos de consórcio.

O que é um lance?

O consorciado também pode ser contemplado com a carta de crédito por meio de um lance, que é um valor oferecido para ser contemplado. Quando pago, esse valor poderá abater o número de parcelas que ainda devem ser pagas ou para reduzir o valor das próximas parcelas a pagar. De qualquer forma a dívida/saldo devedor é reduzido. Será contemplado o maior percentual de lance ofertado, de acordo com as regras contratuais. O consorciado pode, ainda, utilizar seu FGTS para ofertar o lance.

Tome alguns cuidados antes de adquirir uma cota:

  • Leia atentamente as cláusulas do contrato e peça todos os esclarecimentos que julgar necessários;
  • Certifique-se quanto ao crédito indicado no contrato, prazo de duração do grupo, percentual de contribuições, despesas que serão cobradas, tipos de seguro que poderão ser exigidos e as garantias que deverão ser fornecidas quando você for contemplado;
  • Saiba como será realizada a contemplação, se é possível optar por crédito de menor ou maior valor antes da contemplação e qual a forma de antecipação de pagamento de parcelas;
  • Verifique se o que foi prometido consta do contrato. Desconsidere as promessas verbais: todos os direitos e obrigações do consorciado estão estabelecidos no contrato;
  • Ficou em dúvida? Não deixe de entrar em contato com a administradora caso você deseje informações adicionais sobre o funcionamento do grupo que está sendo oferecido a você.

Fontes: Pense Imóveis, Banrisul e site da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac).

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar