Dicas de adaptação de apartamento para idosos

Dicas de adaptação de apartamento para idosos

0 curtidas

A expectativa de vida está aumentando. Os idosos estão vivendo mais e cada vez mais a cidade entra na zona rural. Por isso, não podemos ignorar o fato de que os idosos precisam de atenção quando pensamos em imóveis. Sendo assim, a Jamaica Imóveis separou algumas dicas de adaptação de apartamento para idosos. E assim, se você tem pessoas de terceira idade em casa poderá ajudá-los a evitar mais acidentes domésticos. Por outro lado, segundo a OMS, 1 em cada 3 brasileiros fará parte da terceira idade em 35 anos. Logo, você que trabalha com imóveis não pode esquecer de os preparar para atender essa população que está envelhecendo. Nós iremos falar de adaptações que visam atender às necessidades de idosos. Pois, conforme os cabelos brancos aumentam na cabeça, estamos sujeitos a doenças que comprometem a habilidade motora, estamos sujeitos a fraqueza muscular e perda da visão.

Dicas de adaptação para o chão

Um dos maiores inimigos dos idosos é o piso escorregadio. Isso porque, como já falamos anteriormente, é comum que haja uma perda da habilidade motora. Um bom exemplo dessa perda é a falta de equilíbrio. Então, o que fazer para que o piso do apartamento não seja tão escorregadio? Dê prioridade ao piso antiderrapante. Existem diversas formas de conseguir uma textura antiderrapante para o chão do seu lar. No entanto, a cerâmica antiderrapante é a melhor opção. E a razão para isso é simples: os revestimentos cerâmicos têm valor acessível, são bonitos (podendo ser achados em várias cores e formatos) e podem ser encontrados em qualquer cidade. Sendo assim, não importa em qual cidade você mora, você encontrará cerâmica antiderrapante para o piso sem dificuldade alguma. Além disso, é um trabalho que qualquer pedreiro poderá lhe ajudar a fazer. Ainda assim, se não estiver podendo fazer uma reforma em seu apartamento, logo abaixo daremos dicas de como conseguir adaptar o chão para idosos. Dessa forma, não vão escorregar com facilidade.

Dicas de adaptação de banheiro para idosos

O banheiro é um dos cômodos em que os idosos mais caem. Isso porque o ambiente tende a ficar molhado ou úmido.  Pensando nisso, como devemos proceder? Retire os tapetes É comum colocarmos tapetes no banheiro para decorar ou, até mesmo, para enxugar os pés quando saímos. Entretanto, os tapetes são escorregadios e levam pessoas ao tropeço, o que pode levar a sérios machucados. Portanto, retire tapetes que ficam no chão do banheiro e, se realmente necessário, coloque apenas tapetes antiderrapantes que vão de parede a parede para impedir que os mais velhos tropecem. Outra forma prática de tornar um tapete comum em antiderrapante é usar cola quente para fazer linhas verticais na parte do tapete que fica virada para o chão. As linhas de cola quente impedem que o tapete deslize com facilidade. Aliás, esse tapete usado também não deve ser pequeno e ficar no meio do banheiro. Deixe o tapete pequeno apenas na porta para enxugar os pés. Além disso, é preciso sempre conferir se os tapetes já estão perdendo o efeito antiderrapante para trocá-los antes que o pior aconteça. Coloque barras de segurança Ademais, coloque barras de segurança próximas à pia, ao vaso sanitário e dentro do box. Existem vários tipos de modelo à disposição. Seja qual você decidir comprar, a altura ideal para que as barras de segurança sejam instaladas é de 75 cm. É valido lembrar que a barra de segurança também é chamada de barra de apoio.

Dicas de adaptação para a cozinha

A cozinha também pode ser um cômodo em que muitos idosos se acidentam. Então, vale a pena pensar em algumas adaptações para trazer mais conforto para eles e evitar acidentes. Os armários devem ficar à altura dos braços Apesar de usarmos os armários com frequência, é costume das pessoas colocá-los em uma altura além do que podemos alcançar naturalmente. Como resultado, precisamos de escadas ou bancos para pegar as panelas e os suprimentos que ficam nas prateleiras mais altas. E é nessa hora que os acidentes acontecem. Sobretudo, entre os idosos que podem perder o equilíbrio com mais facilidade. Para que isso não aconteça, sempre pense na instalação de armários de parede na altura de 140 cm (levando em consideração a altura do chão para o teto). Se o idoso for mais alto, pode ser instalado até 160 cm de altura. Mas leve em consideração o fato de que com a idade as pessoas vão perdendo a estatura. A propósito, a mesma regra vale para prateleiras. Mas não pense apenas na hora de alcançar os armários com o braço. Pense também na possibilidade de idosos esbarrarem nesses móveis se eles forem muito baixos.

Dicas de adaptação para o quarto do idoso

O corpo do idoso está constantemente lutando contra ele. Parte dessa luta envolve a continência urinária. Isso o leva a levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro. Nessas horas podem ocorrer acidentes quando ele estiver descendo da cama. Ou mesmo, se movimentando pelo quarto. Pensando nessa dificuldade de locomoção pelo quarto, coloque os interruptores próximos à cama e ao alcance da mão para que ele acenda a luz antes mesmo de levantar. Outra dica muito relevante é a altura da cama. Ela deve estar em uma altura que permita o idoso se sentar com os pés apoiados no chão. Dessa forma, quando ele se levantar no meio da noite – ou ao longo do dia -, seus pés tocarão o chão facilmente e ele não correrá o risco de cair. Essa mesma regra vale para cadeiras, poltronas, sofás e demais móveis nos quais um idoso sente.

Dicas de adaptação de apartamento para idosos com deficiência visual

Quando ficamos mais velhos é comum que aconteça a perda visual. Então, vejamos algumas dicas de adaptação de apartamento para idosos com deficiência visual. Afinal, 30% dos idosos acima dos 75 anos têm algum tipo de dificuldade para enxergar. Pia e sanitário devem ser de cor diferente da parede Seu banheiro é todo branco e a pia, o sanitário e os móveis como, por exemplo, armário do banheiro seguem a mesma cor do azulejo da parede? Isso pode ser um problema para idosos com deficiência visual – mesmo em graus mais leves. Assim sendo, compre pia, sanitário, armário de parede e outros objetos do banheiro em cor diferente ao azulejo. Adapte os móveis e as superfícies A pele do idoso é mais fina e demora mais a cicatrizar. Então, cubra as quinas dos móveis com proteção de silicone, faça um bom acabamento nas paredes para que, caso ele venha a tropeçar, não se machuque em superfícies afiadas. Ademais, os móveis também precisam estar bem apoiados no chão. Além disso, os objetos que o idoso usa precisam ficar em locais de fácil acesso.

Dicas de adaptação de apartamento para idosos com deficiência física

Para acessarmos apartamentos em andares mais altos, não tem como fugir, precisamos de escadas e/ou elevadores. Mas o que podemos fazer para aumentar a acessibilidade para idosos e simplificar a vida daqueles que já nos ajudaram tanto? Evite escadas Sempre que der, substitua a escada por uma rampa com corrimãos dos dois lados. Contudo, em muitos casos, substituir uma escada por uma rampa não é possível. Principalmente para pessoas que moram em apartamentos alugados ou em condomínios com pouca verba para reformas. Se esse for o seu caso, uma sugestão da arquiteta Thais Frota, que é especializada em acessibilidade, é alongar o tamanho dos degraus e diminuir a altura entre eles. O ideal é que caiba uma cadeira de rodas em um degrau (mesmo que o idoso que você conhece não seja cadeirante, a regra ainda vale). Obviamente, o cadeirante que usar essa escada adaptada ainda dependerá da ajuda de terceiros para se locomover. Mas ainda assim, será mais fácil para seu ajudante conduzi-lo escada abaixo ou acima sem sofrer tanto quanto antes. Considere colocar uma cadeira elevatória Se você já assistiu ao filme Up - Altas aventuras, por exemplo, irá se lembrar daquela cena hilária em que Carl usa uma espécie de cadeira para descer as escadas sem pisar nos degraus. Aquilo é uma cadeira elevatória. Ela pode ser instalada tanto dentro de casa quanto em áreas externas para ajudar idosos e gestantes a se locomoverem entre os andares de um imóvel. Além do mais, a cadeira elevatória tem um custo bem menor que outras plataformas de acessibilidade. Além disso, você pode evitar gastos e estresse com reformas que precisam mudar todo um apartamento. Para isso, entenda os tipos de apartamento existentes e escolha o que melhor se aplicar à sua família. Dessa maneira, você evitará várias adaptações no prédio.

Coloque em prática as dicas de adaptação de apartamento para idosos

Enfim, essas foram as dicas de adaptação de apartamento para idosos que acreditamos que você precisa receber para tornar mais seguro seu lar ou os imóveis pelos quais é responsável. Mas nada adiantará se você não colocar essas dicas em prática. De acordo com pesquisas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 40% dos idosos acima dos 65 anos caem pelo menos 1 vez ao ano. E essa é a principal causa de morte por acidente doméstico em idosos. Com isso, concluímos que pensar na segurança dos mais velhos não é um extra que você possa oferecer aos seus pais ou aos seus inquilinos. Isso é uma obrigação em prol da acessibilidade. Portanto, sempre que possível, passe essas dicas adiante para que mais pessoas tenham consciência das necessidades que os idosos têm. Os idosos de agora e do futuro estão contando com você.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar