Curitiba terá a primeira escola com certificação máxima de eficiência energética do país

0 curtidas

Curitba pode ganhar a primeira escola com a certificação (LEED Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Platinum, do Brasil. Está em processo de certificação a Unidade de Ensino do Senac do Portão em Curitiba, construída pela RAC Engenharia e que será inaugurada no fim desse mês. A certificação LEED Platinum agrega as mais altas pontuações em relação às construções sustentáveis, e tem como característica o uso de soluções inteligentes de recursos naturais, a otimização dos materiais e a eficiência de equipamentos instalados na edificação.

Os cinco aspectos que sedimentaram a certificação do projeto foram:

GERAÇÃO DE ENERGIA

Foram instaladas 228 placas solares na cobertura da edificação, totalizando uma área de 370 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. Os painéis vão captar a radiação solar e transformar em energia que vai abastecer a edificação. Quando a escola não estiver em uso ou tiver baixo consumo, a energia produzida será injetada na rede elétrica da Copel gerando créditos ao Senac, que serão abatidos na fatura mensal.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

A economia energética, no entanto, se dará também no consumo racional. São 2,5 mil lâmpadas de LED com fotocélulas instaladas na área externa e nas salas de aula, que contam ainda,com sensores de iluminação que desligam automaticamente.

VENTILAÇÃO NATURAL

As salas de aula foram projetadas de modo que sempre haja a possibilidade do uso da ventilação natural, diminuindo a necessidade de uso do ar condicionado.

ECONOMIA DE áGUA

Foi instalada uma cisterna para captação de água da chuva de 3,6 mil litros. A água captada será direcionada às torneiras instaladas na parte externa da edificação para ser utilizada na limpeza das calçadas.

Há cuidados que precisam ser tomados na rotina da opbra, como o controle da varredura das instalações e a proteção dos bueiros para evitar entupimentos e descarte incorreto de rejeitos na rede de águas pluviais, como também a priorização de material com baixa emissão de poluentes, como vernizes e colas, e somente foram usadas madeiras com certificação ambiental e de manejo.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar