Consórcio ou financiamento? Entenda de vez as diferenças entre eles!
0 curtidas
Quem deseja realizar o sonho de ter a casa própria, mas não tem condições suficientes para comprar um imóvel, tem duas boas opções: pode fazer um financiamento ou ainda entrar em um consórcio. A escolha deve levar em consideração um aspecto importante. Quanto tempo a pessoa pretender esperar?
Se a pessoa deseja pressa, a melhor opção é buscar o financiamento. Porém, quem tem paciência para esperar muitos anos, pode então optar pelo consórcio e depois comprar a casa à vista.
Quando se fala em financiamento, a instituição bancária irá liberar o dinheiro na hora (ou quase), após a aprovação de crédito, e então o futuro morador paga ao banco o empréstimo, em parcelas mensais durante um período determinado.
Já no consórcio, o comprador precisar adquirir cotas de uma carta de crédito, que irá ser sorteada mensalmente entre todos os participantes cotistas que estão contribuindo para o fundo. Sendo então contemplado, o cotista receberá o valor integral e então continuará a pagar o consórcio de maneira normal.
Entenda melhor cada modalidade.
Consórcio
Conforme citamos, o consórcio é um meio para adquirir um serviço ou ainda um bem, de forma parcelada e sem juros. Como o crédito sai em sorteios ou quando algum cotista oferece um grande lance, este tipo de financiamento é indicado para quem deseja / pode esperar. Podemos identificar o perfil do consorciado, como o de uma pessoa poupadora, que tem interesse na aquisição de um bem.
Quando é contemplado, com o dinheiro do prêmio em mãos, você então pagar o imóvel à vista, e dessa maneira, até conseguir um bom desconto.
Outro grande fator, é que quem participa de um consórcio, não paga juros, apenas taxas de administração.
Os valores dessas taxas costumam variar de administradora para administradora.
Em alguns momentos, pode se esperar muitos anos, mas a vantagem é que as parcelas costumam ser mais baixas do que o de um financiamento.
Contudo, como os prazos do consórcio são longos, muitas pessoas acabam desistindo no meio do processo, e precisa esperar para receber o dinheiro poupado de volta.
Para conseguir precisa participar de assembléias gerais ordinárias, e com base em regras atuais, a restituição do que e pago não é integral, pois existe uma multa para o consorciado desistente.
Financiamento
Já esta modalidade, o financiamento, é recomendada para quem tem pressa de comprar o novo imóvel. Precisa então apresentar todos os documentos requisitados pela instituição bancária, que irá financiar de maneira total ou parcial o imóvel escolhido, e então pedir a carta de crédito.
No documento, irá constar o valor que a instituição bancária irá disponibilizar, levando em consideração vários fatores de cada cliente.
Com esta carta em mãos, se pode procurar um imóvel dentro do valor disponível. Por isso é recomendável procurar antes o banco, para saber o valor financiado, para só depois começar a busca pelo imóvel.
Não existe nenhuma certeza que o banco irá aceitar o financiamento do imóvel. Cada instituição bancária tem suas próprias regras e definições de valores.
Acompanhe nosso blog e fique cada vez mais informado. Precisa alugar ou comprar um imóvel? Aqui na Jamaica Imóveis, temos o imóvel perfeito para planejar o seu futuro.
Comentários