Como manter a casa arrumada por mais tempo

Como manter a casa arrumada por mais tempo

0 curtidas

Quem não ama ver a casa arrumada e cheirando bem, não é? Mas é bem verdade que é mais fácil bagunçar do que arrumar. Sendo assim, a pergunta que vale sua atenção é a seguinte: como manter a casa arrumada por mais tempo? Para que, assim, você tenha mais tempo livre para fazer o que gosta. Reunimos algumas dicas que aprendemos com os melhores especialistas em organização e agora vamos compartilhar com você. As dicas são simples de serem executadas, mas trarão um resultado surpreendente. Não aguenta mais ver a casa sempre bagunçada? Então, vamos descobrir como resolver esse dilema. Afinal de contas, você merece ter mais tempo para fazer o que gosta.

Nada de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje

Eu sei, você está cansado de ouvir esse ditado. Entretanto, seguir esse conselho é o primeiro passo para ter uma casa arrumada. Sabe aquela caneca suja na pia para lavar depois? Esse hábito precisa mudar hoje mesmo. Usou uma caneca, uma colher ou uma panela maior? Lave imediatamente. “Ah, mas estou atrasado. Lavo quando voltar.” Não, você não vai. Porque ao chegar em casa cansado você irá usar o cansaço como desculpa. Ou qualquer outra coisa. Isso porque adiar as tarefas já virou um hábito para você. E se você não para com os maus hábitos, eles param você. Olha que bela frase de efeito. Mas é a mais pura verdade. A casa bagunçada é apenas o reflexo de uma vida bagunçada, sem prioridades ou organização. Portanto, ao quebrar esse hábito de deixar para depois, você irá mudar sua mente e sua casa. “Mas eu não moro sozinho. O que faço?” Sobre isso iremos falar em breve. Basta continuar lendo.

Fazer um cronograma ajuda a manter a casa arrumada por mais tempo

Nada melhor do que um cronograma para organizar a bagunça. É bem verdade que quando sabemos o que fazer e quando fazer a ação se torna mais fácil. Por isso, não perca tempo! Pegue uma folha de papel e comece a anotar quais são as tarefas que precisam ser feitas em sua casa.

Como manter a casa arrumada por mais tempo com a ajuda da família?

A sua família precisa fazer parte do objetivo de manter a casa arrumada por mais tempo. Afinal de contas, não é apenas uma única pessoa quem suja. Portanto, não faz sentido apenas uma limpar. Pensando nisso, quando estiver criando seu cronograma, além das tarefas de casa, anote também quem pode ajudar a fazê-las. Se você tem filhos, é provável que haja brinquedos espalhados por alguns cômodos. Por isso, para manter a casa arrumada por mais tempo você precisa ensinar os pequenos a guardarem os brinquedos depois de usar. Sabe aquela dica de não deixar a caneca na pia para depois? É como se fosse a mesma lógica. Se seu filho não está brincando com determinado brinquedo, então, precisa guardar. De início, mudar esse comportamento pode ser um pouco difícil, só que basta ser firme na decisão que logo eles irão aprender. Isto é, se você também está dando um bom exemplo. Porque se você quer que eles mudem de atitude, mas não muda a sua própria, seu falatório será em vão. E não pense apenas nos brinquedos. Seus filhos têm idade de arrumar a cama, lavar a louça e os banheiros? Então, delegue a eles algumas tarefas de acordo com a idade e a capacidade de cada um. O mesmo vale para o cônjuge e outras pessoas que, porventura, também moram na casa. Nem todo mundo gosta de colaborar, mas com um pouco de comunicação você conseguirá incluir todos nas tarefas de casa. Ou ainda, com recompensas. Se todos fizerem suas atividades, podem ter pizza no fim de semana, por exemplo. A recompensa pode ser para todos ou individual, dependendo de como são as pessoas em sua casa.

Cada objeto precisa ter seu lugar

Em algumas casas, mesmo depois de um dia de faxina, nada parece ter sido feito. Sabe porquê? As pessoas que ali moram não sabem organizar seus pertences com sabedoria e lógica. Por exemplo: a penteadeira cheia de cosméticos, fotografias, carregador de celular e souvenirs. Não importa quantas vezes for arrumada, ela estará bagunçada. Sendo assim, a melhor forma de sair desse dilema é encontrar um lugar específico para esses pertences. No exemplo que estamos citando, poderíamos usar gavetas para separar os cosméticos e os cabos de aparelhos, pendurar as fotografias na parede, e por fim, colocar os souvenirs em outro móvel ou, até mesmo, em nichos. Dessa forma, cada tipo de objeto teria seu lugar e assim, depois de usados, deveriam voltar aos seus respectivos lugares. E onde entra a lógica nisso tudo? Muito simples. Objetos usados com frequência podem ser guardados em lugares de fácil acesso. Já os objetos menos usados, em lugares menos acessíveis. Essa separação lógica é ainda mais interessante quando entendemos que quanto mais acessíveis estão os objetos que queremos, menos bagunça fazemos para encontrá-los. Em outras palavras, ao invés de revirar todo o quarto, você já sabe onde cada coisa fica. Ademais, colocando cada objeto em seu devido lugar você evita acidentes domésticos. Principalmente em casas pequenas. A propósito, vamos deixar outra dica de leitura aqui. Se sua lavanderia é pequena, irá querer saber como otimizar o espaço disponível e mantê-lo sempre organizado.

Doe ou jogue fora o que não precisa

Um dos piores inimigos da limpeza é o acúmulo de coisas desnecessárias. Portanto, se quer mesmo manter a casa arrumada por mais tempo, precisa se livrar do que já não usa mais. Sabe aquela tampa de panela sem pegador, as roupas velhas, manchadas ou rasgadas, os móveis caindo em pedaços? Está na hora de se libertar daquilo que não usa mais – ou que não deveria usar. Por outro lado, se as peças e objetos estão em bom estado de conservação, você pode doar. Aquilo que já não te serve mais pode ser muito útil para outras pessoas. Suas roupas ou da sua família, por exemplo, não as deixe paradas no guarda-roupas por muito tempo. Se não conhece ninguém que precisa, doe para bazares. Geralmente, os bazares se envolvem com causas beneficentes. E assim, além de manter sua casa arrumada por mais tempo, você contribui com causas sociais e ambientais. Olha que legal!

Como manter a casa arrumada por mais tempo com a ajuda da tecnologia?

Nem o super homem daria conta de salvar o mundo se ele tivesse que ficar o dia inteiro lavando pratos e varrendo casa. Concorda? Sendo assim, além de dividir as tarefas com outras pessoas, o que acha de dividir as tarefas com máquinas? Eu sei, você não é o super homem, mas bem que poderia ter mais tempo livre para dedicar a outras atividades. Como, por exemplo, ir à academia ou um hobby que há muito tempo você abandonou por estar sempre ocupado. Ou mesmo, passar mais tempo de qualidade com sua família. Ao contrário das pessoas, as máquinas fazem seu trabalho sem resmungar. Além disso, não precisam de recompensa ou horário específico do dia para desempenharem seu papel. Assim sendo, gostaríamos de falar de algumas tecnologias que podem deixar seu dia mais leve.

Aspirador de pó robô

Uma das formas mais simples de manter a casa limpa sem ter que estar varrendo é usando um aspirador de pó robô em casa. Sabe aqueles modelos bem compactos? Eles estão disponíveis no mercado por diferentes etiquetas de preço. É só comprar aquele que melhor se aplica ao seu bolso. Dependendo do modelo que você escolher, o aspirador robô até passa pano na casa. Com isso, fica fácil de entender que é muito mais prático delegar algumas das suas atividades diárias para máquinas. E assim, ficar responsável apenas por aquelas atividades que fazem mais sentido serem feitas por você mesmo. Apesar de ser uma máquina incrível e de grande utilidade, o aspirador de pó robô tem suas limitações. Portanto, nada de deixar o aspirador perambulando pelo piso e engolindo tudo o que vê pela frente. Lembre-se de retirar do chão objetos que podem danificar o aparelho. Por exemplo, moedas, fios, sacos plásticos, etc.

Robô limpa vidros

Limpar janelas é uma tarefa necessária, mas que ninguém gosta de fazer. Dependendo de onde mora, essa atividade pode ser até perigosa. Como, por exemplo, em apartamentos de primeiro andar acima. Contudo, nem você nem sua família precisam incluir a limpeza das janelas no cronograma. Deleguem essa tarefa para um robô limpa vidros. Assim como o aspirador de pó, existem limpadores de várias marcas e preços. Os mais eficientes removem manchas, substâncias pegajosas, poeira e afins. E caso venham a descarregar, o sistema antiqueda impede que os aparelhos caiam da janela e sejam danificados. Um desses em sua casa será muito útil, não será?

Umidificador de ar

Se casa arrumada é bom, melhor ainda é casa arrumada e cheirosa. Para isso, temos mais um apetrecho que pode proporcionar ao seu ambiente ar limpo e cheiroso. Alguns podem ver o umidificador de ar como um aparelho irrelevante. Entretanto, ele pode sim fazer tudo o que promete. Se mora em uma cidade com clima seco, costuma ficar com alergia ou tem problemas respiratórios, talvez esteja na hora de comprar um umidificador de ar. Além de melhorar a qualidade do ar, ele elimina pequenas partículas como poeira e fumaça; e combate bactérias, vírus e micróbios. E aí, gostou das dicas? Já começou a colocá-las em prática? Espero que elas possam te ajudar a manter a sua casa arrumada com mais frequência. Dessa forma, você terá mais tempo para fazer outras coisas e não se estressará como de costume. Além disso, lembre-se que a nossa casa é o reflexo do que está acontecendo dentro de nós. Portanto, recomendamos que além de cuidar da limpeza da casa, passe a cuidar mais de você e daqueles que você ama. A Jamaica imóveis está aqui torcendo pelo seu sucesso.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar