Como funcionam os financiamentos de imóveis?

Como funcionam os financiamentos de imóveis?

0 curtidas

Como funcionam os financiamentos de imóveis?

Conheça agora como funciona o trâmite para se financiar o tão sonhado imóvel próprio Um financiamento é uma das formas mais fáceis de se adquirir um imóvel, porém ainda existem muitos mitos e tabus sobre o assunto. Diversas pessoas se assustam só de pensar em se comprometer financiando algo do porte de um apartamento ou uma casa, mas saiba que não há motivos para se preocupar. Foi justamente pensando nisso, que nós da Jamaica Imóveis preparamos esse texto super didático para que você possa entender melhor como o financiamento pode se tornar um valioso aliado na realização dos seus sonhos. Comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer um, seja pelo significado simbólico ou pelo dinheiro que será investido na compra e sabemos que dificilmente alguém possui todo o valor completo em mãos. Portanto, é justamente aí que o financiamento entra, para facilitar a vida do comprador. Agora, vamos entender melhor sobre como é feito um financiamento imobiliário? Vem com a gente!

Financiamento imobiliário, o que é?

Antes de mais nada, você deve saber que financiar é o ato de pegar dinheiro emprestado com um banco para comprar alguma coisa e pagar a dívida em prestações com juros. O valor desse juros varia de uma instituição para outra e também depende do valor que foi emprestado, portanto é bom ficar sempre atento. Geralmente, o comprador dá um valor de entrada no imóvel escolhido e pede o resto emprestado ao banco, valor que será pago em parcelas com juros (como foi dito acima) em até 35 anos. Nesse tempo todo, a casa ou apartamento fica em posse de quem comprou, porém, ele não pode vender ou negociar o bem. Inclusive isso é geralmente posto em contrato, no momento em que o financiamento é aprovado. Resumindo, o direito do imóvel financiado é do banco até que o proprietário quite a dívida completamente. Caso ela não seja honrada, a instituição bancária fica com tudo!

Ok e quais são as condições para eu fazer um financiamento?

Existem diversos bancos que podem te fazer um financiamento, as condições de juros e pagamentos variam de uma instituição para outra. Por isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa acerca de tudo isso, para assim descobrir qual banco pode te proporcionar melhores condições. Para fazer isso, você não precisa ser cliente do banco, mas saiba que correntistas geralmente conseguem taxas melhores e aprovação de crédito mais rápido. A Caixa Econômica Federal, geralmente é a primeira opção de muitos brasileiros quando se fala em financiar a casa própria, pois suas taxas de juros são bastante interessantes (isso sem falar que a propaganda deles é bem forte). Porém, o percentual máximo de financiamento de imóvel que eles oferecem é de só 70% do valor, no caso de imóveis usados. Já em outros bancos esse número salta para 75%, portanto é importante levar em conta quanto você tem no bolso para dar como entrada.

Como eu peço o meu financiamento?

Essa é a parte que causa mais dúvidas nas pessoas, geralmente no início será necessário apresentar RG e CPF, comprovantes de estado civil e de renda (declaração de imposto, extrato bancário e holerites de salário). Lembrando que autônomos conseguem comprovar renda apresentando contratos de prestação de serviços, recibos ou declaração comprobatória de recepção de rendimentos (Decore) que pode ser feita por um contador habilitado. Essa comprovação de renda indica para o banco que o comprador tem capacidade de pagar as prestações do financiamento. Eles também fazem uma análise cadastral para verificar se o nome da pessoa possui alguma pendência no Serasa ou qualquer outro lugar. Então, se o seu pedido for aprovado, a instituição financeira vai te dar uma carta de crédito que garantirá o dinheiro para que você feche negócio. Esse documento é válido por no mínimo três meses e, em geral, é liberado em até cinco dias úteis após a entrega da papelada exigida pelo banco.

Posso financiar direto com a construtora do imóvel?

Sim, você pode! Os financiamentos feitos direto com as construtoras podem oferecer melhores condições de negociação e também flexibilidade. Não existem limites de valores financiados ou taxa de juros. Mas, é importante salientar que nessa modalidade existem riscos maiores para os compradores. As empresas podem financiar a construção de uma casa ou prédio junto com algum banco. O imóvel comprado fica hipotecado junto desse banco e isso significa que, se a empresa vier a falir e deixar alguma dívida com a instituição, então a pessoa pode vir a perder sua casa. Por isso, é importante visitar outros empreendimentos da construtora e verificar como está a situação dela na Justiça, antes de optar por entrar de cabeça em um investimento como esse. Mas e aí ficou alguma dúvida sobre como financiar o seu imóvel próprio? Se ficou, então venha conversar com a gente! Quando o assunto é imóvel, a Jamaica Imóveis tira tudo de letra!

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar