Apartamentos pequenos são a nova tendência do mercado

0 curtidas

Quem está procurando apartamento novo para comprar poderá notar que as metragens encolheram. é comum encontrar imóveis de 40, 30 ou 25 metros quadrados à venda, especialmente em bairros centrais de grandes cidades.

Esse tipo de moradia vai de encontro direto com o novo estilo de vida dos cidadãos brasileiros. Com o dia a dia cada vez mais corrido, os moradores de cidades grandes, buscam por imóveis próximos à região onde trabalham e que sejam fáceis de cuidar na rotina diária.

Como as unidades são compactas, o prédio geralmente conta com mais unidades por andar e menos espaço para área de serviço. Desta forma, é possível encontrar lavanderia própria do condomínio e salas equipadas como Wi-Fi para uso de todos. Esse tipo de benefício se assemelha ao encontrado em hotéis e flats pelo Brasil.

De acordo com Marcus Araújo, presidente-fundador da Datastore e é referência no setor, no futuro a tecnologia deve ganhar ainda mais espaço e afetar o a dia a dia das pessoas. "As pessoas começaram compartilhando fotos nas redes sociais. Depois vieram os compartilhamentos através da economia colaborativa e, na sequência, os aplicativos de transportes dominaram. Agora, isso está chegando dentro de casa. No futuro do imóvel, as áreas de convívio, inclusive as áreas de alimentação, serão para fora de casa", afirma.

Marcus ainda explica que tanto solteiros quanto casais jovens valorizam apartamentos menores e para os próximos anos, até 2050, vamos ter apartamentos de 3 m² - que já é uma realidade no Japão, fazendo com que as pessoas tenham interesse por este tipo de proposta. "Com apartamentos pequenos, e até compartilhados, as pessoas gastam menos em condomínio e IPTU. Significa gastar mais com outras experiências que as pessoas consideram mais valiosas", complementa Marcus.

Com espaço reduzido, é preciso pensar em como tirar melhor proveito do ambiente e os móveis pensados diretamente para studios e pequenos apartamentos é o jeito certo de se organizar e ter mais conforto em casa. Serviços como entregas de compras e refeições prontas por delivery também conseguem desfrutar desse estilo de vida cada vez mais comum nas grandes capitais.

Ainda que a compra de um imóvel compacto não esteja no radar dos usuários, esse tipo de empreendimento é bastante procurado para aluguel, seja por um período grande, com o objetivo de facilitar a vida de quem trabalha e estuda em regiões mais afastadas ou até mesmo como alternativa para quem está em uma cidade grande a trabalho e deve retornar em algum tempo para sua cidade natal.

Muitos procuram, como alternativa para economizar com hotel, opções de studios já mobiliados. A praticidade de poder preparar refeições em casa e lavar as roupas em ambiente compartilhado no prédio representa uma economia expressiva se considerarmos uma estadia mais longa.

Além do nicho de pessoa física, o investimento em imóveis deste tipo pode mirar também no mercado empresarial. Muitas áreas enviam funcionários para cidades maiores para representar a empresa ou fechar negócios. Esse tipo de atuação pode ser uma excelente oportunidade, pois muitas têm viagens recorrentes e querem poupar custos em longo prazo.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar