Amigos criam mini-vila sustentável para viverem juntos na velhice
0 curtidas
à medida que crescemos e nos tornamos adultos, é comum nos afastarmos de velhos e bons amigos da infância e da adolescência. Cada um vai para um lado, todos seguem caminhos diferentes e o que fica é a lembrança de como é bom ter amigos. Quatros casais desses melhores (e verdadeiros) amigos provaram que é possível sim manter a amizade. Juntos há duas décadas, eles decidiram construir uma vila sustentável, em meio à natureza, para crescerem no mesmo lugar até a velhice.
Eles queriam uma maneira de viver mais próximo uns dos outros em um lugar tranquilo e, para isso, juntaram dinheiro e construíram um lugar sustentável, chamado Llano Exit Strategy, com quatro pequenas cabanas de frente para o rio Llano, no Texas, EUA. Cada casa custou cerca de 40 mil dólares e todas foram projetadas pelo arquiteto Matt Garcia.
As casas têm janelas amplas na sala que permitem a entrada natural de luz e visão panorâmica do entorno, em especial do rio. As construções privilegiam o design com conforto e o interior é todo feito de madeira, possuindo banheiro, cama, cadeiras, sofá, prateleiras e estantes. Os telhados coletam água da chuva em barris, que conseguem encher quase 19 mil litros de água.
Além disso, há um espaço comum para que possam preparar as refeições e fazer as atividades em grupo, além de um local para acomodar hóspedes. O conceito sustentável também está presente nos detalhes, como no banheiro que possui os ganchos e suportes para toalha e papel higiênico feitos com tubos de aço reaproveitados.
"é um lugar mágico, mas é árido. Estamos fazendo o que podemos para reservar água para árvores nativas e gramíneas", disse um dos amigos, Fred Zipp. As paredes reflexivas impedem a entrada de calor nos dias quentes de verão, para evitar o uso de aparelhos refrigeradores.
Comentários