A importância da vistoria de imóveis

0 curtidas

A vistoria de imóveis é importante porque é uma garantia para as partes envolvidas na transação. Conforme o tipo de negócio (compra de imóveis ou locação), ela se presta a determinados objetivos.

Primeiramente é preciso entender que a vistoria se divide em duas partes: a "Vistoria Inicial" e a "Vistoria Final". A primeira trata-se de uma descrição, o mais detalhada possível, das condições em que se encontra o imóvel no momento em que este estiver sendo alugado. O seu formato, não é propriamente dito o mais importante. O que importa de fato é que ela seja bem feita, com descrição clara e correta do estado de conservação de cada item de acabamento, decoração, aberturas, pisos, etc.

Existe ainda outro ponto de igual importância. A sua conferência. Por que a única forma do locatário garantir a mais perfeita integridade do documento é de posse do mesmo ir até o imóvel, antes mesmo de ocupá-lo de fato, e conferir item por item, cômodo por cômodo. Por mais desgastante que este trabalho possa parecer, este é um momento único que precisa ser considerado com a importância que de fato tem.

é de extrema necessidade que locatários de imóveis percebam tal importância. E por quê?

A resposta a esta pergunta nos leva a segunda metade do tema: a "Vistoria Final". Ocorre que, quando chegar o momento de realizar a rescisão do contrato de locação, por motivo da desocupação do imóvel e consequente devolução deste ao proprietário. Será realizada a vistoria final. A qual, nada mais é do que a comparação da situação em que o imóvel se encontra no momento da sua desocupação com aquilo que estiver descrito na vistoria inicial. O que deixa bastante transparente que, qualquer problema que o imóvel apresente e que não esteja relatado na primeira, será agora cobrado pelo proprietário do imóvel à imobiliária e esta por sua vez, ao locatário. O que implica em dizer que, quando o locatário não faz a devida conferência da vistoria inicial, ele está prejudicando a si mesmo. Por que é este o documento que garante as partes envolvidas, a cobrança justa de quaisquer problemas ocasionados no imóvel durante a locação. Em contra partida, retira a responsabilidade do atual locatário de quaisquer problemas existentes no imóvel anterior a sua ocupação.

Assim, um entendimento correto sobre a vistoria em imóveis alugados, está em perceber que este é um procedimento que garante, tanto para locatário quanto para proprietário, segurança na hora de alugar um imóvel. Desde que bem elaborada e devidamente conferida pelo locatário.

Fonte: Sicovtap.

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Você também pode gostar